quarta-feira, 14 de outubro de 2009

10 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER

Desculpe pelo atraso no post, mas devido ao feriado e o fato de que não sabem que escrevo os post, eu não tinha como acessar o blog!!! Queria deixar aqui uma mensagem pelo Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher (10 de outubro) !!!!!!!!

No dia 10 de outubro de 1980, foi instituído o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país.
Essas mulheres exigiam, além da implantação de políticas públicas e reformulação do código penal, visibilidade aos inúmeros casos de ameaças, constrangimento, espancamentos, estupros, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso também, não denunciados.
Movimentos semelhantes nasceram em várias cidades brasileiras, capazes de interferir na opinião pública, principalmente no que se referia à punição dos criminosos e foram também criadas e disseminadas, por todo o país, as Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher, a partir de 1985, além de ter sido desencadeado todo um trabalho educativo/preventivo, enfocando as raízes sócio-históricas e culturais desta violência. Passou-se a "lavar a roupa suja" no espaço público, forçando a reflexão por parte da sociedade e das instituições sobre o problema, exigindo a tomada de providências, ações afirmativas e políticas públicas voltadas para a minimização das relações violentas.

“Muitos homens praticando violência contra a mulher.
Poucas Mulheres reivindicando os direitos a que tem direito em nossa Constituição.
Pobre do país que não respeita suas mulheres.”


E, após 29 anos, como será que ficou a situação da mulher em nossa sociedade? O respeito para com a mulher aumentou?? E nossos direitos, passaram a ser respeitados??

Beijos da Lutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário